BC prevê uso de moeda digital brasileira no varejo

Sistema será uma extensão da moeda física, de acordo com o Banco Central. Não há previsão de lançamento do novo serviço

BC prevê uso de moeda digital brasileira no varejo

O Banco Central informou que a moeda digital brasileira, atualmente em fase de desenvolvimento, poderá ser usada em operações no varejo e nos pagamentos ligados a outros países. As duas funcionalidades fazem parte das diretrizes gerais da moeda digital, divulgadas nesta segunda-feira (24) pela autarquia.

Em comunicado, o BC informou que, nas diretrizes para a moeda digital brasileira, estão previstas ainda a “ênfase na possibilidade de desenvolvimento de modelos inovadores a partir de evoluções tecnológicas, como contratos inteligentes (smart contracts), internet das coisas (IoT) e dinheiro programável; capacidade para realizar operações online e eventualmente operações offline; ausência de remuneração; garantia da segurança jurídica em suas operações; e a adoção de padrões de resiliência e segurança cibernética equivalentes aos aplicáveis a infraestruturas críticas do mercado financeiro”.

A moeda digital será emitida pelo próprio BC, como uma “extensão da moeda física, com a distribuição ao público intermediada por custodiantes do SFN (Sistema Financeiro Nacional) e do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro)”. Conforme a autarquia, haverá aderência aos princípios e às regras de privacidade e segurança determinados, em especial, pela lei do sigilo bancário e pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

O BC também indicou que o lançamento da moeda digital levará em conta preocupações com “prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa, inclusive em cumprimento a ordens judiciais para rastrear operações ilícitas”.

No comunicado à imprensa, o BC não estabeleceu um cronograma para a estreia da moeda digital no Brasil. Em evento recente, o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, citou a possibilidade de lançamento “nos próximos dois ou três anos”.

De acordo com o BC, antes disso é importante “aprofundar a discussão do assunto, incluindo o diálogo com o setor privado”. “Antes que se defina pela apresentação de um cronograma de implantação, o diálogo com a sociedade permitirá uma análise mais detalhada não apenas de casos de usos que possam se beneficiar da emissão de uma CBDC (em inglês, Central Bank Digital Currency, ou moeda digital de banco central), como também das tecnologias mais adequadas para sua implementação”, registrou a autarquia.

Atualmente, existem no mundo moedas com lastro em algum ativo, as chamadas “stablecoins”, e as moedas sem lastro, que são as criptomoedas, como o bitcoin. A moeda digital em estudo pelo BC é uma divisa com lastro na própria moeda, ou seja, no real.

Fonte: https://noticias.r7.com/

Compartilhe

BC prevê uso de moeda digital brasileira no varejo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Veja também!

Confira outras notícias

Intenção de consumo das famílias cai 1,6%, ao menor nível par...

Dado é da CNC, que aponta piora nos componentes do índice, como emprego, renda e acesso ao crédito, entre outros

Coreia do Norte qualifica diplomacia de Biden como 'hostil' e...

Regime da Coreia do Norte reagiu a uma fala do presidente Joe Biden no Congresso dos EUA e ao envio de panfletos por parte de sul-coreanos.

COI tranquiliza japoneses e garante Jogos Olímpicos seguros n...

População do país teme que a realização da competição, que começa no dia 23 de julho, cause um pico de casos de covid-19

Como declarar pagamento de pensão alimentícia no IR 2021

Entenda a diferença entre dependente e alimentando, qual pensão pode ser deduzida e como informar os dados corretamente

H5N8 tem potencial para se tornar nova pandemia, dizem cienti...

Variação da gripe aviária já provoca surtos entre aves e foi detectada pela 1ª vez em humanos em russos de fazenda avícola

Com terapia genética, paciente cego recupera visão parcialmente

Técnica que combina terapia optogenética e estimulação luminosa foi utilizada em paciente com doença degenerativa

AG-News
Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200
Copyright © 202X
AG-News
Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200
Copyright © 202X
Atendimento por WhatsApp
Departamento Parceria
Parceria
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Departamento Imprensa
Imprensa
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Departamento Parceria
Parceria
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.
Atendimento por WhatsApp
Departamento Imprensa
Imprensa
Atendimento das 08:00 às 18:00hs de segunda a sexta.

AG-News

Copyright © 202X

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade